Ao contrário de Luis Filipe Vieira, eu não gosto de aparecer nos bons momentos! Nesses qualquer um fala e tudo o que se diz se perde na evidência do contentamento. Contudo, infelizmente muitos confundem a minha preocupação na inversão dos maus momentos, com críticas fáceis.
Infelizmente, depois de ter assumido que errámos de forma efectiva no jogo com o Braga e de ter ontem alertado pela enésima vez para a necessidade de nos focarmos no que é realmente importante, ainda há quem confunda isso a críticas a Luis Filipe Vieira. Tenho que admitir que estes seis anos de criação do "fantasma do coitadinho" por parte do Presidente foram um trabalho bem feito.
Quando ontem afirmei a infelicidade que tenho em o Benfica se Contentar com pouco quando se pode ter tudo (um tópico que recomendo vivamente a leitura), apontei à necessidade e ao desejo de vitória no SportingCP por parte do "sangue novo" de Bruno Carvalho e que o SLBenfica acompanhe essa necessidade de desafiar o "status quo" vigente no futebol nacional.
Infelizmente, falhámos MAIS UMA VEZ quando fomos chamados a ser um Clube à dimensão da história que temos. 2011 poderia ter sido o ano do funeral definitivo do Sistema e, com ele, cairem os poderes que um dia, como hoje, o SLBenfica contribuiu para que se estabelecesse a Norte.
Há largos anos atrás, Damásio achou que devia contribuir para o futebol português unindo-se a Pinto da Costa na Liga de Clubes, permitindo que se sediasse a Norte à mercê deste Sistema então favorecido pelo actual regime jurídico da FPF, viabilizado em 1993/94 - precisamente quando terminou a frequência de vitórias do SLBenfica (e qualquer outro clube além do FCPorto) no Campeonato Nacional. Coincidências? Sim, sim...
Hoje, como nessa altura, o SLBenfica vive preocupado em fabricar fantasmas, abutres e outras aves de rapina, de tudo fazendo casos e feiras de vaidades. Foram muitos os episódios que desde 1994 (um momento marcante da história do futebol nacional, como percebem) alimentaram e até divertiram o futebol nacional, tendo como protagonistas dirigentes do SLBenfica.
Enquanto isso, a norte continuava a gerir-se o futebol nacional, povoando as divisões profissionais de clubes do norte ou alinhados com o FCPorto, povoando a Liga, a FPF e a até a UEFA com pessoas da confiança do FCPorto, contribuindo para uma hegemonia de títulos apenas condizente com países terceiromundistas.
Hoje, como nessa altura, o SLBenfica adormecido organizacionalmente está a anos luz de perceber como funciona o futebol nacional, mantendo-se permeável às estratégias que visam expor o SLBenfica aos seus próprios erros, contra uma organização corrupta mas muito bem organizada e estabelecida, onde nada acontece por acaso.
Reparem bem no discurso concertado dos jogadores do Braga, de Vitor Pereira, de Pinto da Costa e até de comentadores como Miguel Sousa Tavares!!! Javi Garcia bem ou mal expulso já devia ter sido expulso há muito tempo, assim o afirmam, entre elogios ao "elo fraco" de Roberto e às atoardas mal pensadas de Luis Filipe Vieira.
Eles sabiam ao que vinham... e nós se não sabíamos fomos mais uma vez incompetentes. José Veiga pode ter muitos defeitos, mas foi o único capaz de os por em sentido, de os enfrentar de peito aberto, de ser mais forte que as manobras deles e de lhes dar a provar o próprio veneno. Por isso "apenas", terá sempre o meu respeito e admiração. Benfiquista ou não, fez mais pelo SLBenfica neste aspecto do que muitos que se dizem benfiquistas.
Hoje, como em 1994, o SLBenfica está demasiado preocupado com o protagonismo interno, em criar um líder todo-poderoso que seja visto como uma "figura salvadora" do nosso Clube. Um Presidente-Deus que nos salvou da extinção blá blá blá.
Hoje, como nessa altura, falhamos a defesa da Liga de mais uma tomada de assalto ao poder e, como em 1994, estendemos a passadeira aos corruptos para que retomassem a liderança da Liga.
Hoje, como em 1994, estamos adormecidos e sem qualquer capacidade de mobilização na pressão sobre a aprovação dos estatutos da FPF ao abrigo do novo Regime Jurídico da Federações Desportivas.
Hoje, como em 1994, não temos uma estratégia para o futebol nacional e não temos um plano para a FPF, abdicando de tudo em favor de uma recandidatura de Madaíl, esquecendo a necessidade de não permitir que a Arbitragem e a Disciplina fiquem novamente nas mãos do poder corrupto.
Hoje, como nessa altura, não soubemos aproveitar uma conjuntura de poder honesto e imparcial na Liga (com Hermínio Loureiro) e um momento de pressão política na FPF para movimentar as peças no Xadrez e assim posicionar, juntamente com o SportingCP, elementos honestos e imparciais nos quadrantes de decisão do futebol nacional... impedido dessa forma a entrega total do poder aos corruptos.
Hoje, como quando perdemos o pulso ao futebol nacional, estamos demasiado preocupados com o protagonismo e proveito individual dos dirigentes do nosso clube, do que em fazer algo pelo futuro do SLBenfica. Continua-se, nos corredores da SAD, a fazer mais pela boa relação pessoal e profissional com o Ricardo Salgado, Zeinal Bava, Joaquim Oliveira, António Salvador, Fernando Gomes, Gilberto Madaíl, etc. do que em olhar para o futuro do SLBenfica.
Nós adeptos, vamos continuar a apoiar esta equipa, estes jogadores e esta equipa técnica porque acreditamos neles! E até vamos apoiar estes dirigentes. Mas o SLBenfica só voltará a ter em Portugal mais do que brilhantes momentos de futebol, excelentes jogadores um grande treinador, um Estádio maravilho, um canal de Televisão e um Centro de Estágios... quando o Presidente puser de parte as suas amizades, interesses e protagonismos para ter uma efectiva intervenção no futebol nacional.
Como já li na Blogsfera (perdoem-me não me lembrar onde): "Presidente, mude de amigos e de preocupações, antes que mudemos nós de Presidente".
Este texto foi retirado de um blog.
A parte do José Veiga fui que a aumentei claro. É incrivel como tudo bate certo...............
PS1: Para que não restem dúvidas: Veiga é e sempre foi Benfiquista!
ps2: Recebi este mail por um grande BENFIQUISTA!
Abraço!
8 comentários:
É verdade que desde da criação da Liga de Futebol em 1994 o nosso futebol piorou. Mas piorou porque os protagonistas deixaram de ser os verdadeiros artistas, que são os jogadores, e passaram a ser os dirigentes e empresários, que pouco ou nada gostam do futebol. Para esses senhores o futebol é pura e simplesmente um negócio onde procuram fazer valer os seus interesses e amizades!!!
Até 1994 o poder futebolístico estava centrado em Lisboa...ou não se lembram das décadas de 60 e 70 em que os clubes nortenhos mal passavam o rio douro já estavam condenados à derrota?! É que eu não vejo nem ouço os senhores da luz falarem desses tempos. Pois, não lhes interessa falar porque quando ganhavam para eles não havia corrupção e era tudo limpinho. Quando ganham outros é que já é tudo corrupto, tudo sujo. O que esses senhores da luz pensaram era que o Norte ia ficar parado mas enganaram-se...o povo nortenho revoltou-se pelo anos e anos em que foi humilhado(e ainda continua a ser a nível social) pelo poder centralista de Lisboa, que servia o clube do regime.
Será que nas décadas de 60 e 70, em que praticamente só havia um clube vencedor Portugal não era um país terceiromundista?! Ou só é agora porque esse clube raramente ganha?!
Amigos, na pátria do futebol(Inglaterra), considerado por todos como tendo a melhor liga do mundo existe um clube - Man Utd - que nos últimos 18 anos venceu o campeonato por 11 vezes! Será que a Inglaterra também é um país de terceiro mundo?!
Concordo com os benfiquistas quando dizem o clube deve unir-se e criar uma organização forte e coesa, de forma a ser vencedora. Agora não se façam de coitadinhos porque o vosso clube de coitadinho não tem nada!
Saudações desportivas
Olha-me este............clube do regime???? Que eu saiba o Benfica NUNCA teve dirigentes ligados á ditadura de Salazar. O Porto e o Sporting sim tiveram!! O antigo regime tentou por diversas vezes que não houvessem eleições livres no Benfica, coisa que nunca conseguiram fazer porque o Benfica SEMPRE foi um clube democratico, coisa que no CRAC (clube regional assumidamente corrupto) não sabem o que é. O Estádio da Luz foi inaugurado em 1957 e a Selecção Nacional SÓ jogou lá em 1972!!! Se o Benfica era o clube do regime não percebo porque demorou tanto tempo a Selecção a jogar lá.......O verdadeiro hino do Benfica (Avante Benfica) foi CENSURADO pelo antigo regime porque se calhar o Benfica era o clube do regime. Em 1960 ou 1961 (não sei ao certo o ano) o Benfica tinha uma meia final da taça de Portugal para disputar em Setúbal.......andaram DOIS meses á procura de datas e que data decidiram marcar o jogo???? Exactamente no dia a seguir á final da taça dos campeões europeus!! Claro que o Benfica foi lá jogar com as reservas e com juniores e perdeu. Lá esta, marcaram para esse dia porque o Benfica era claramente o clube do regime. Nos anos 40 em duas ocasiões algumas regras foram alteradas á pressa para evitar que o Porto fosse para a segunda divisão! Claro que a culpa é do tão propalado clube do regime.......!! Em 39/40 (não tenho a certeza absoluta da data, mas para o caso pouco importa) jodou-se na última jornada um Porto - Benfica. O Benfica tinha que ganhar para ser campeão (seria o tetra).......o jogo estava empatado quando no último minuto o Benfica marca um golo limpinho, como demonstram fotos desse lance, e o que acontece???? Golo anulado e o Porto é campeão!!! Lá esta mais uma vez o tão propalado clube do regime a ser ajudado e levado ao colo......!
Não sei se chegam estes exemplos........talvez não......mas o que é que se há-de fazer???
O magnifico treinador Pedroto antes vir para o Porto foi contactado para treinar o Sporting......chegado á mesa das negociações exige ele: quero uma verba para comprar árbitros! Disse-o com todas as letras! Claro que o Sporting o pôs logo a andar............e mais tarde veio parar ao CRAC clube com o qual se identificava perfeitamente (compra de arbitros).
Já que se fala do Man Utd ter ganho 11 campeonatos em 18 anos é fácil explicar: ganhou pk tinha a melhor equipa de Inglaterra certamente. Já quando o Porto ganha é porque tem a melhor estrutura!! Só aqui é que aplica isso! Nos outros lados ganham as melhores equipas e os melhores treinadores......quando ganha o Porto ganha a estrututa. Fantástico!!!
PS: Ter um presidente que serve de GPS para um arbitro ir ter a sua casa nas vésperas de um jogo do clube desse presidente é de facto obra........ÚNICO!!
PS1: A Juventus tb foi campeã europeia e desceu de divisão. O Marselha tb foi campeão europeu e o seu presidente foi irradiado e preso por corrupção!!
Mais: O Benfica não é um clube de Lisboa.....é um clube de Portugal e do Mundo!!
os andrades dos porcos do ladrão nem deveriam ter entrada nos blogs BENFIQUISTAS pois são e serão sempre uns porcos uns vermes e uns covardes , disse ...
porto e merda em qualquer lugar do mundo .....
Este último comentário é uma prova efectiva que o vosso clube é, sem dúvida, um clube democrático...
Rookie:
O teu clube é que é democratico........ Aliás até dá lições de democracia!! Enfim.....
o miudo Rookie essa treta de ter que ser só o Benfica um clube democratico ,tem de terminar ate o teu clube é [os vossos aliados)começarem a respeitar o GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA dentro re fora do campo ou julgas-te mais iluminado por teres ou seres de um clube que só ganha com batota e mentira ora vamos ver ....
A VERGONHA DE SER DE UM CLUBE CORRUPTOE APLAUDIR OS CORRUPTOS ESSA SIM E A VOSSA DEMOCRACIA NAS ANTAS
O FC Porto foi hoje punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista foi condenado à descida de divisão, no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol..
A E TAL FOI E TAL ?
UNS CORRUPTOS E MAFIOSOS E O QUE SÃO OS ANDRADES ou a duvidas ..
ps:ate o CORRUPTO da academica e um inocente que só vai pagar 30 mil depois de andar metido no meio de milhões ...
o Rookie ... queres o quê !
falas em 60 70 porque não falas em 40 e 50 em 80 e 90.
e 2000 a 2011 os tais anos feridos de legalidade
sabes q a historia dos andrades sempre foi uma mancha no futebol portugues não sabes! Ai,não,pois.
Não posso, contudo, estar ao lado dos portistas que se dão por satisfeitos com este desenlace, uma vez que sobre o F. C. do Porto pairarão, por mais umas epocas
, as pressões mediaticamente exploradas de corrupção, ou tentativas, da porra do ‘sistema’ e tudo o que a propósito se lembrarem para desmerecer, influenciando indirectamente arbitragens, todo e qualquer sucesso desportivo.
ps:as decisões que são conhecidas que determinaram a descida do Boavista, por coacção sobre árbitros, a perda de 6 pontos para o FC Porto e a suspensão de dois anos de Pinto da Costa, por corrupção.
Enviar um comentário