domingo, 2 de agosto de 2009

ENTREVISTA



Aos 46 anos. José Veiga antecipa que Luís Filipe Vieira ficará na história como o dirigente que, depois de Pinto da Costa mais contribuiu para os êxitos do F.C.Porto. Afiança que tem os impostos em dia e que todos os processos da Superfute estão extintos.

Expresso. O que o leva a dar uma entrevista agora e não aquando das eleições da luz?
José Veiga. Não fazia sentido falar porque não era candidato. Agora há que fazer o ponto da situação e alertar os benfiquistas que as coisas continuam mal.

Expresso. Não sendo candidato, o seu nome constava na lista de José Eduardo Moniz…
José Veiga. Teria feito parte dessa lista, se tivesse havido tempo para se avançar. Mas todos sabemos que Luís Filipe Vieira antecipou as eleições por razões pessoais, através de um golpe estatutário e palaciano, sem sequer pensar nos interesses do clube.

Expresso. Ele temia defrontar quem?
José Veiga. Claramente a mim. Foi para me atingir, pois sabia que havia possibilidade de concorrer em Outubro. O receio dele era perder porque eu estava a preparar um projact-finance credível e de grande responsabilidade.

Expresso. O que o habilita à liderança do Benfica?
José Veiga. Ao contrário do que se pensa, o líder de um clube precisa saber de futebol. Conheço-o de A a Z, fui empresário, dirigente e consultor de fundos de investimentos de clubes europeus. O core business do Benfica é o futebol e é o que tem falhado sistematicamente. O equilíbrio financeiro do clube passa pelas vitórias e pela presença na Liga dos Campeões. Não chega ser campeão duas vezes em 15 anos.

Expresso. A equipa esta a ser bem construída? Se lá estivesse escolheria Saviola?
José Veiga. Não entro em nomes. O problema do Benfica é não ter política desportiva nem rumo. Este ano já se gastaram £25 milhões e, nos últimos três foram £85 milhões. Pelo que gasta, tinha obrigação de vencer a liga todos os anos. O actual plantel tem tudo para ser campeão.

Expresso. O problema é os treinadores?
José Veiga. Os treinadores são os menos culpados. Falta estrutura e liderança. Está provado que Vieira não é um líder, não sabe nem gosta de futebol, o que é muito mau. Desde invenções de viagens e reuniões, faz tudo para se ausentar dos jogos.

Expresso. Não deixou de assistir por recomendação médica?
José Veiga. Sobre isto não falo. Seria falta de ética revelar conversas que teve comigo enquanto estive na luz.

Expresso. O Rui Costa sabe e gosta de futebol
José Veiga. Como muita gente. A questão é saber gerir a equipa e a do Benfica não é fácil gerir. O Rui Costa está a ser utilizado como escudo de Vieira. Esta época, as contratações, desde jogadores ao treinador, não passaram por ele, não foi tido nem, achado para nada.

Expresso. As escolhas foram do presidente?
José Veiga Todas as negociações foram tratadas directamente por Viera e vários empresários. É preciso alertar para o que esta mal porque não é por estar calado que se gosta mais do Benfica.

Expresso. Os sócios do Benfica olham para si como Benfiquista? Iniciou a sua carreira ligado ao FC Porto e não eram benfiquista…José Veiga. Sempre fui. È bom perceber o que é ter espírito de emigrante. Ainda agora na Suíça vimos as pessoas assistir aos jogos do Benfica que vestiam as cores de outros clubes. Fui um profissional que trabalhei com muitos clubes, o que é normal. E tinha o meu clube no coração

Expresso. Mas só foi sócio quando chegou à luz…José Veiga. Antes disso. Entrei como sócio em 2004. O que acho estranho é que só fui registado em Outubro de 2004. Infelizmente só o descobri agora,


Expresso. Esqueceu-se de pagar as quotas, como disse Filipe Vieira de Eduardo Moniz?
José Veiga. Paguei as quotas no dia em que me escrevi. Mas como não estou obcecado com o regresso a Luz, preocupa-me é como vai o clube pagar o seu passivo, que caminha a passos largos para os £400 milhões com a dívida à Euroárea, situação que Vieira sempre camuflou.

Expresso. Como vai o Benfica arranjar o dinheiro?
José Veiga. Alguém vai ter de pagar ou é bancarrota. O clube estoura se não ganhar o título. Tem sido uma humilhação constante. Vieira vai ficar na história como dirigente que mais contribuiu para os êxitos do FC Porto.
( FONTE EXPRESSO)

DADOS DO BENFICA
- Contratações: Mais de 25 milhões investidos em Saviola, Javi Garcia, Ramires, Júlio César, Shaffer, Patrick, Weldon e Keirrinson (emprestado)
- Orçamento:29 milhões
- Passivo: £ 180 milhões (perto de £ 400 milhões segundo José Veiga)
- Indemnizações: £ 2,5 milhões a Quique Flores e aos seu adjuntos. Mais £1 milhão ao Braga por Jorge Jesus.
- Dívida à Euroárea £ 22 milhões relativa aos terrenos do Centro de Estágio do Seixal e que terá de obrigatoriamente de ser paga até Setembro
- Investimento em aquisições nos últimos 3 anos:£ 85 milhões, de acordo com as contas de Veiga.

PS: A entrevista á FRANCE FOOTBALL, É AMEAÇADORA.
PINTO DA COSTA DEFENDE UMA NBA EUROPEIA E TU FARÁ PARA USAR A SUA INFLUÊNCIA PARA AFASTAR O BENFICA DESSE PROJECTO. SE FC PORTO FICAR DENTRO DESSA LIGA E O BENFICA DE FORA, COMPLETA-SE A ESTRATÉGICA DE PINTO DA COSTA DE GARANTIR PARA O FC PORTO A HEGEMONIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS. ELES FICAM NA PRIMEIRA DIVISÃO E O BENFICA NA SEGUNDA.

FORÇA BENFICA

Sem comentários: