sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

BENFICA DE VIEIRA?

Depois das decisões totalitaristas... os camiões de brasileiros: De uma assentada: Airton (o único que acho que pode trazer algo, mas que nada acrescenta ao Yebda, na minha perspectiva), Kardec (ecos do Brasil não o protegem), Eder Luis (o próprio afirma que não deixa saudades na "torcida") e Diego Ângelo (bom potencial, mas...) e fala-se ainda no Oscar (mas que se vier penso ser uma boa opção se aceitar jogar a 2a metade da época nos juniores). Se todos se confirmassem... seriam 15 os jogadores brasileiros do plantel (contando com Filipe Bastos e Patric). Portugueses (contando com o Roderick)... são 9.

Estaremos perante uma nova identidade para o Clube que aprendemos a Amar e Venerar?


Uma palavra que saiu do léxico dos benfiquistas desde há muitos, muitos anos. Desde o tempo em que começou a derrocada financeira com o fecho do terceiro anel que ficou com uma factura por pagar mais de 10 anos... Quando algo falha nos dias de hoje... é o Sistema, é a adaptação, é o azar, é a atitude, é o treinador... é tudo, menos RESPONSABILIDADE de alguém.


Quando algo corre bem... é precisamente o inverso. Não há sistema, azar ou adaptação que nos valha, porque a Direcção conseguiu ser superior a tudo.
Não vou também voltar a explicar porque entendo que as (poucas) lacunas do plantel poderiam, enquanto não garantirmos títulos, ser suprimidas sem necessidades aumentar ainda mais o enorme endividamento, recorrendo a soluções internas (jogadores emprestados ou da formação - Ruben Lima; Yebda; Makukula ou Nélson Oliveira) e/ou recorrendo ao mercado nacional (João Pereira; João Aurélio e Ruben Micael).
Penso ser desnecessário voltar a questionar qual a estratégia para jogadores como Bynia, Shaffer, Patric, Adu, Bastos, Zoro, Sepsi, Jorge Ribeiro, Andrez Dias, Luis Filipe, Balboa, Edcarlos, Marcel, Leandro, Halliche, Keirrison, Bastos, etc.
Na Luz entraram este ano, nada mais nada menos de 13 jogadores novos, 9 dos quais brasileiros e apenas um português - César Peixoto - que na minha opinião nada acrescentou à equipa. Tudo isto depois de mais 10 que entraram na época passada, onde pontificavam nomes como Reyes, Suazo, Aimar ou Carlos Martins. São 23 contratações (um plantel inteiro) em duas temporadas... e muitos milhões em endividamento... e zero títulos.



Alguém me consegue explicar esta movimentação de jogadores, sempre superior à dezena que entra e sai todos os anos do balneário da Luz??? Em tempos era para enriquecer quem fazia os negócios... e agora é para quê?


Quem me conseguir convencer que é benéfico para o plantel, para o grupo, para a estabilidade, para preparar o futuro do Clube, termos todos os anos mais de 10 jogadores a entrar e outros 10 a sair... cá estarei para aprender.
Entram e saem mais de 10 todos os anos
- Não entra nenhum jogador da formação
- Entram muito poucos (um a dois) portugueses em cada ano
- A generalidade dos jogadores vem de campeonatos muito diferentes.
_____________________________"____________________________________________________

A QUEM ESTÁ A INTERESSAR ISTO?


Tenho criticado as movimentações "estranhas" que caracterizam o último ano desta direcção. Das eleições mal arranjadas à pressa para evitar concorrência, às contas e decisões mal explicadas, a verbas de milhões para pagar jogadores como o Mantorras... até contratações de camiões de brasileiros a granel para a Luz, temos visto de tudo!

Pelo meio, o povo vai cantando e rindo porque a malta vai na frente do campeonato com o Braga e já deixou o Sporting, numa das suas maiores crises (se é que alguma vez saiu dela) a mais de 10 pontos e o Porto a quatro pontos depois de uma vitória merecida na Luz sobre F.C.PORTO.


E continuo a admirar o regozijo com que chamam craques a jogadores que nunca viram jogar, mas que encontraram um videos porreiros no youtube. Temos o armazém cheio deles: Sepsi, Jorge Ribeiro, Makukula, Urreta, Filipe Bastos, Adu, Balboa, Keirrison, Kardec, Airton, Eder Luis, Filipe Menezes, Patric, Shaffer... só para falar nestes que chegaram no último ano.


Parece que devemos a Luis Filipe Vieira a vida, ao ponto de já nem sequer nos preocuparmos com o Clube...

E outros haverá ainda que se conseguem continuar a lembrar de Rui Costa - será que o próprio Vieira ainda se lembra dele, agora que já não precisa de acenar com o nome dele para conquistar o respeito dos adeptos - que dizer com orgulho que andamos de cabeça erguida porque temos um director desportivo que conhece como ninguém um balneário e criou uma estrutura que enfrenta de cabeça erguida o Sistema corrupto e que com ele nunca perdemos com o FCPorto. Espetacular! E já ganhámos algum título?


Perdoem-me os mais sensíveis quando para mim uma vitória não é tudo... Não sou daqueles que o Clube pode andar à deriva e a navegar à vista... mas como ganhamos está tudo bem.

Esta política de contratações de contingentes brasileiros nunca me irá convencer. NUNCA! Já o disse e repito... "favores" destes a empresários, em que acreditamos na cantiga do bandido de que estamos a comprar um activo com elevadíssimo potencial de valorização, faz parte do "guião".


Se o director desportivo conhece bem o balneário como dizem... devia saber os efeitos absolutamente NEFASTOS destas políticas de contratações num grupo que tem estado unido.

Todos os Clubes "papam" disto, e é se querem poder estar protegidos noutros negócios. Foi assim com o "barrete" do Patric, para podermos servir de plataforma giratória do Ramires. E não acho mal, desde que o retorno do jogador bom, dê para pagar o desperdício feito no jogador mau (transferência + salários e prémios, pelo menos).


O que realmente me aflige é a recorrência em que se tornaram estes negócios. Desde 2003, portanto há quase 7 anos, fizemos dois bons negócios destes... e todos eles nos custaram bom dinheiro (Luisão e David Luiz). Curiosamente, nenhum deles vinha acompanhado destes maravilhosos videos do youtube, nem chegaram a Portugal a dizer que eram parecidos com o Maldini, Nesta, Cannavaro ou Puyol.
Cada um destes dois apareceu pé ante pé e conquistou o seu espaço, vendo todos os outros que foram "empurrados" para a Luz chegarem depressa e com a mesma velocidade desaparecerem.


Com um "viveiro" com jogadores com potencial (Yartey, Miguel Rosa e Nelson Oliveira, pelo menos) e contratações que estão a mostrar serviço e despertar cobiça noutras paragens como Makukula ou Yebda, alguém me explica a necessidade de continuar a esbanjar dinheiro em jogadores de qualidade duvidosa e oriundos de futebois tão diferentes do nosso???

Será que com uma frente de ataque com Cardozo e Saviola com lugar quase cativo e ainda com Weldon e Nuno Gomes ou Mantorras... Makukula e/ou Nelson Oliveira não seriam suficientes e boas apostas para formar ou apoiar?


Com a certeza que DiMaria já começa a apontar ao futebol internacional, não seria interessante perceber a evolução de Yartey no plantel? E o Miguel Rosa? Não pode ser uma opção para o lugar de médio criativo...?


A quem interessa esta constante circulação de jogadores e dinheiro a entrar e sair da Luz? Quem tem a ganhar com isto?
Só tenho duas palavras: Empresários e Comissões
Nem interessa para o caso especular nomes ou legitimidades... o que está em causa é que, à semelhança da incorporação da Benfica Estádio na SAD, quem está a ganhar com estas decisões não é seguramente o Benfica.


Com JJ atingimos um patamar de exgiência e qualidade que não é desta forma que o manteremos. Há que criar condições para permitir a saída de nunca mais de um jogador de topo do plantel, preparando a sua substituição por valores seguros e mantendo o apoio destes suportado em jogadores da formação e/ou portugueses (salvo uma ou outra excepção, obviamente).

Só tenho duas palavras: Empresários e Comissões
Nem interessa para o caso especular nomes ou legitimidades... o que está em causa é que, à semelhança da incorporação da Benfica Estádio na SAD, quem está a ganhar com estas decisões não é seguramente o Benfica.
Com JJ atingimos um patamar de exgiência e qualidade que não é desta forma que o manteremos. Há que criar condições para permitir a saída de nunca mais de um jogador de topo do plantel, preparando a sua substituição por valores seguros e mantendo o apoio destes suportado em jogadores da formação e/ou portugueses (salvo uma ou outra excepção, obviamente).

VIVA O BENFICA

Sem comentários: