segunda-feira, 8 de março de 2010

E SE ?



E se o Benfica perder o campeonato?
Esta pergunta medonha tem ensombrado os meus pensamentos mais recatados desde há uns dias para cá…
Ora bem…

Além dos graves danos mentais e psicóticos causados pelo facto de perder mais um (este em concreto) campeonato que eu iria sofrer, penso que será muito importante reflectir quais as consequências de uma atrocidade dessas não só no clube, mas também na massa associativa do Benfica…

O clube em si sofreria danos irreversíveis. Não ponho na mesa somente o lado económico da questão, dessa falaremos mais à frente.
Uma instituição com a dimensão do Sport Lisboa e Benfica vive em muito do seu prestígio e reconhecimento, prestígio esse que não passa só pela forma como ele é visto pelos portugueses… Passa em muito pela imagem global do clube que actualmente é divulgada por todo o mundo, muito à custa de jogadores de renome que militam no nosso plantel. Quando um jornal espanhol faz um artigo sobre Javi Garcia, são palavras e imagens que correm a Europa sobre um jogador valioso que se mostra no nosso clube e que por consequência, quando as análises são positivas, cria expectativas diversas sobre o jogador e o rendimento da sua equipa em toda a Europa.
Podemos então juntar a uma expectativa galopante dos habitantes portugueses, benfiquistas ou não, sobre o sucesso do Benfica as expectativas de uma Europa atenta que por arrasto transporta essa atenção para uma América do Sul fornecedora devota de jovens promessas ou valores seguros que foram recuperados.
Di Maria, Tacuara, Aimar, Maxi, Saviola e outros trazem nos seus pés dotados os olhos de nações futebolísticas longínquas, mas muito interessadas.
Resumindo este ponto, se o Benfica não for campeão nacional o bom-nome do clube será conspurcado com uma mancha muito difícil de remover que cairá mesmo em cima do seu orgulho enquanto instituição e do seu prestígio mundial. Raízes históricas serão abaladas de uma forma tal que dificilmente a sequóia que é actualmente o clube crescerá novamente de forma salutar aos olhos de quem está além fronteiras.

Em Portugal será o completo descrédito.

Não conquistando o título o gozo dos adversários será interminável e a moral dos adeptos será esmagada aos níveis mais baixos da vã esperança. Posso quase adivinhar que as campanhas populistas de Vieira na busca de cada vez mais sócios serão meras brincadeiras de miúdos distraídos no meio de toda a funesta ambiência que será o clube.
O Benfica não aguenta nem mais uma época se sair derrotado. Como se diz, a paciência tem limites e neste momento esses limites foram já esticados à exaustão. Tudo isto porque sobretudo esta temporada o Benfica prometeu e diga-se, continua a prometer, tudo para que o sucesso seja garantido…

O investimento foi feito, novamente, mas desta vez com uma qualidade mais visível… O grande trunfo foi a contratação de um treinador com mentalidade vencedora. Jesus devolveu ao plantel do Benfica a vontade das conquistas. Ordenou as suas tropas sob a égide do esforço e da vitória… Devolveu aos adeptos a esperança do sucesso e do orgulho em ser novamente vencedor…

Mas se o campeonato não for conquistado, não será melhor profissional que Quique ou Camacho, ficará muito aquém, mesmo que com um futebol atractivo e finalizador, do marasmo castrador dos 1-0 da velha raposa!

Os adeptos sensatos vão pedir a sua cabeça e no meio da descrença vão ansiar novo salvador…

Economicamente será o descalabro…
A menos que vendam todas as peças significativas do plantel, o retorno do investimento será zero porque a Champions ficará fora de mão.
Os patrocinadores entrarão, tal como os adeptos, em ciclos de desilusão e vão com certeza repensar a forma como actualmente apoiam o clube…
Os sócios, não digo todos mas pelo menos os mais efémeros, deixaram de pagar cotas e esqueceram o compromisso devoto ao clube do seu coração…
Mesmo em ano de mundial, muitos dos jogadores serão sub-avaliados e perante os clubes interessados a sua cotação cairá em flecha, baixando o rendimento daquilo que foram apostas em jovens esperanças para rentabilizar no futuro!

A actual condição económica do Benfica, que por si só já roça o catastrófico, tornar-se-á num poço sem fundo de preocupações para quem vier a pegar no clube.

A demagogia deixará de fazer parte da estratégia uma vez que ninguém estará com disposição para mais discursos obtusos sobre os melhores planteis da última década…

Vieira terá de pedir a demissão levando consigo todos os que o apoiaram…E


QUAL A VOSSA OPNIÃO?

EU ACREDITO NO NOSSO 32º CAMPEONATO :) :) :)



VIVA O BENFICA

Sem comentários: